Belo Horizonte
(31) 9 8866-2996
contato@microfarad.com.br

Sobre Nós

Educação Maker e Empreendedora

Em 2015 a Engenheira de Controle e Automação, Karla V. Fernandes Azambuja, começou a desenvolver uma metodologia diferenciada para o ensino de Robótica, Programação e Eletrônica para estudantes do Ensino Médio.

O projeto surgiu da vivência da Engenheira, que, ao sair de um colégio tradicional para ingressar em um curso de Engenharia, percebeu a falta de segurança e preparo para lidar com projetos e matérias do curso por seus colegas que não provinham de um Ensino Técnico.

A Engenheira tinha como missão, mostrar a todos estudantes, como os equipamentos eletrônicos funcionam, estreitar o contato deles com a tecnologia, e mostrar que eles são capazes, até mesmo no Ensino Médio, de construir projetos incríveis, como robôs.

Neste sentido, foi desenvolvido uma metodologia de ensino de programação e eletrônica em uma só disciplina, a Robótica. Toda metodologia foi baseada na plataforma Arduino e na Educação Maker.

O projeto foi apresentado, testado, aprovado e implementado para mais de 200 alunos em um dos Colégios mais renomados de Belo Horizonte em 2016, o Colégio Santo Agostinho – Unidade Belo Horizonte, e está em vigência até hoje.

Apaixonada também por Empreendedorismo, a Engenheira, apresentou ao final de 2016, uma nova proposta para o mesmo colégio, a de ensinar Empreendedorismo para alunos da 2ª série do Ensino Médio.

Novamente, uma nova metodologia foi desenvolvida pela Engenheira baseada em sua experiência empreendedora adquirida na abertura de sua empresa e também no curso de Engenheiro Empreendedor, o qual participou pelo Sebrae Minas.

Neste percurso, as disciplinas de Robótica e Empreendedorismo foram implementadas e testada por mais de 2 anos para mais de 600 alunos. O material didático, didática de aulas e planejamentos foram todos computados em um material que hoje é utilizado para treinamento e formação de Professores nesta área.

Hoje, a MicroFarad atua dentro de Escolas, auxiliando-as na implementação de uma Educação Maker e Empreendedora. As Escolas podem optar por ter profissionais da própria empresa MicroFarad ministrando as aulas ou pelo treinamento especializado de seu próprio funcionário e equipe. É possível também ,escolher entre colocar as disciplinas em módulo curricular ou extra-curricular.

Todo nosso serviço é pensado para atender as individualidades de cada escola, e, principalmente, melhorar a Educação no Brasil.